Empresas

Faplana

Faplana foi fundada em abril de 1955 com o nome “Fabal – Fábrica de Baquelite de Leiria” e começou por criar e produzir os seus primeiros artigos em baquelite e melamina através do processo de compressão por moldação.A Fabal era uma das cinco empresas nesta época da região de Leiria. Em novembro de 1966, a Fabal altera a sua denominação social para “Faplana – Fábrica de Plásticos de Leiria, Lda” Na década seguinte desenvolveu uma gama de produtos fabricados por injecção, compressão e extrusão/sopro. Nesta altura a Faplana criou novas (Fapla, Fabex and Faplex) e o seu primeiro Catálogo Geral de Produto foi publicado em 1969.

A Faplana investiu e desenvolveu produtos de utilidade para a casa, para a indústria e brinquedos.

No início dos anos 80, com os seus produtos em Melamina a Faplana deu os primeiros passos na exportação, tornando-se o mercado francês o seu principal cliente. Uma linha de produtos para a mesa em melamina foi repensada com um design orientado para esse mercado.

O caminho para o mercado externo estava aberto e, cedo, a qualidade dos produtos foi reconhecida por empresas e designers de renome.

Em 1989, com uma nova Gerência deu-se início a um processo de reorganização, abrangendo sete áreas fundamentais: melhoria da qualidade, design, equipamentos e instalações, aumento de produtividade e penetração em novos mercados acompanhada de uma política comercial mais agressiva e planificada.

Em 1991 a notoriedade da Faplana foi reconhecida pelo prestigiado Designer Philippe Starck com quem desenvolveu alguns produtos, entre eles, o famoso cinzeiro “Joe Cactus” (comercializado pela Alessi) e o rádio “La La La” para a Thomson.

Em 1992 a Faplana foi distinguida com o Premio Design para Industria pelo Centro Português Design.

Em Dezembro de 2003 a Faplana obteve a Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade pela NP: EN ISO 9001:2000 pela SGS. Hoje tem o seu Sistema de Gestão Certificado pela NP ISO 9001:2015.

Atenta às novas exigências das políticas ambientais, a Faplana apostou na criação de novos produtos no segmento da Ecologia. A Agro-pecuária continua a ser um segmento de grande importância, em constante melhoria e inovação.

Mantendo a sua ligação ao passado a Faplana continua a investir na sua linha de produtos em Melamina. Destaca-se uma gama completa de colheres que é hoje presença obrigatória em todas as cozinhas, profissionais e domésticas.

A intemporalidade e o design anos 50/60 das nossas melaminas faz com que continuem a ser procurados e apreciados por “gentes” de todo o mundo.

Atenta às exigências do sector de Hotelaria e Restauração onde a nossa presença, já é uma referência continuamos a investir na criação e desenvolvimento de produtos.

Destacamos a criação de uma nova gama de colheres em material altamente resistente com características que satisfazem os requisitos de um sector cada vez mais exigente.

O segmento de Agro-pecuária tem estado em permanente crescimento, tendo sido lançado nos últimos anos novos produtos.

Conscientes dos problemas ambientais continuamos a apostar em soluções ecológicas.



Morada

Faplana - Fábrica de Plásticos de Leiria, Apartado 3 Andrinos
2416-901 Leiria
39.755997411571, -8.7794039309692

E-mail

info@faplana.com

Telefone

244800270

Fax

244800271


❮ Voltar