O projeto "LOG IN INNOVATION" pretende reforçar as capacidades de organização e gestão das PME através da implementação de uma política de segurança na infraestrutura de tecnologias de informação (TI) e de metodologias de gestão vitais para as PME e para a sua competitividade, contemplando investimentos no desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, através da implementação de um plano de ação conjunto, no total de 80 empresas.
Este projeto prevê apoiar PME a reforçar as suas capacidades estratégicas como forma de aumentar a sua competitividade e capacidade de resposta ao mercado global intervindo em domínios imateriais de competitividade como:
PME’s da região Norte, Centro e Alentejo que reúnam as seguintes condições:
O projeto é financiado a 45% pelo Portugal 2020
Comparticipação a 45%
Reforço da gestão estratégica
Pretende-se nesta implementação da versão standard, percorrer uma lista de controlos da norma, cobrindo 30 pontos. Para os pontos a observar e para as medidas de mitigação a identificar, serão aplicadas ações corretivas, na totalidade dos 30 pontos, que poderão implicar a aquisição de software e/ou hardware específico. A metodologia de trabalho será definida pelo Instituto Politécnico de Leiria, onde se incluem quais os 30 pontos da norma que serão analisados e as ações que serão levadas a cabo pelos consultores que farão a sua implementação. Em cada intervenção será elaborado um relatório final onde consta o diagnóstico da empresa em termos de segurança na infraestrutura de TI e a descrição das medidas corretivas que deverão ser levadas a cabo com vista à mitigação do correspondente risco associado. A descrição das tarefas de mitigação realizadas farão igualmente parte do relatório, bem como, uma descrição das alterações observadas após a sua implementação. No final, prevê-se a realização de uma auditoria que certificará o cumprimento dos pontos de controlo selecionados.
Pretende-se com a implementação da versão completa percorrer os 114 pontos da norma e identificar os correspondentes riscos associados e as medidas que deverão ser tomadas com vista à sua mitigação. Nesta versão, poderão eventualmente, não ser mitigados todos os pontos devido à complexidade de alguns deles poderem exigir recursos humanos e tecnológicos que sejam incomportáveis do ponto de vista financeiro no âmbito deste projeto, contudo será elaborada uma auditoria, que certifique o cumprimento de pelo menos 60% dos pontos da Norma.